Por que ter especialistas em TI no seu time de desenvolvimento de software?

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21/06/2022

O processo de desenvolvimento de um software é algo bem complexo. Você, que é um especialista em TI, sabe bem disso. Simplicidade: esse é o Santo Graal do desenvolvimento, tão difícil de ser alcançado.

Em um mercado tão carente de mão de obra, já é possível observar um déficit de desenvolvedores. E a situação vai piorar ainda mais, segundo a Brasscom, associação que reúne empresas de tecnologia. Apenas em 2021, as vagas aumentaram 14,4% e até 2025 é esperado um déficit de 800 mil profissionais do tipo.

E, para complicar (bem mais) o quadro, para tirar um software do papel não apenas desenvolvedores são necessários. É preciso contar um time com competências variadas:

  • Análise de requisitos;
  • Arquitetura de software;
  • DevOps;
  • Infraestrutura;
  • User Experience (UX).

Essas são apenas algumas "peças" necessárias na sua equipe. Outras skills mais específicas podem ser necessárias, depende muito do tipo de software a ser desenvolvido.

Como então lidar com um cenário tão complicado sem errar na estimativa do projeto? A saída é ter ao seu lado, quando mais precisar, a ajuda de especialistas de TI.

Por que é tão difícil desenvolver um software?

"O simples pode ser mais difícil do que o complexo: você precisa trabalhar duro para deixar seu pensamento limpo e torná-lo simples. Mas no final vale a pena porque uma vez que você chega lá, você pode mover montanhas."
- Steve Jobs

O preço da confiabilidade de um sistema é a busca pela máxima simplicidade. E há algumas razões para que seja tão difícil de desenvolver um software:

  • O software é essencialmente complexo. Os elementos da ferramenta interagem entre si de forma não linear. E a complexidade do todo aumenta muito mais do que linearmente;
  • Você nem sempre tem controle sobre o software que deve usar (por exemplo, bibliotecas de terceiros, bibliotecas de outros grupos em sua empresa, bibliotecas legadas, entre outros);
  • Há pressões constantes para a mudança;
  • Necessidades e interesses concorrentes muitas vezes entram em conflito.

Como deu para perceber, a simplicidade está longe de ser simples. E também é importante lembrar que essa "facilidade" é um meio para alcançar um fim, e não o fim em si. O fim é um software de qualidade que seja descomplicado de ser usado e atualizado quando necessário.

"A simplicidade de um software exige a mesma habilidade, devoção, discernimento e até inspiração que a descoberta das leis físicas simples que fundamentam os fenômenos complexos da natureza. Também requer uma disposição para aceitar objetivos que são limitados por restrições físicas, lógicas e tecnológicas, além de aceitar um compromisso quando objetivos conflitantes não podem ser alcançados.”
- Tony Hoare

Mais problemas à vista

Além de todas as questões colocadas no tópico anterior, quando o assunto é o desenvolvimento de um software, precisamos pensar além das questões técnicas, como a definição de um time. No final das contas, tudo se resume a pessoas: são elas que vão colocar a mão na massa e entregar o resultado final.

Quando não se tem muito critério e/ou cuidado na escolha, fica difícil atingir a simplicidade e outros contratempos sérios podem acontecer. Como por exemplo:

  • Alta dívida técnica: uma pesquisa da consultoria McKinsey apurou que até 20% do orçamento de novos produtos é gasto com dívida técnica. Inerente ao desenvolvimento, seu custo pode ser alto demais quando os perfis errados participam do projeto;
  • Retrabalho: sinônimo de desperdício, só quem já passou por essa situação sabe como é difícil perder tempo e dinheiro com retrabalho. A produtividade e a moral do time diminuem quando é preciso refazer uma parte ou mesmo todo o software por falta de planejamento, controle de qualidade ou falta de padronização;
  • Dificuldade em escala e evolução do software: todo sistema tem um ciclo de vida e é preciso pensar, antes mesmo do seu lançamento, em como será a próxima versão. Quando o futuro do sistema não é levado em conta (ou feito de maneira incorreta) a chance de gastos desnecessários pode ser fatal para o produto;
  • Prazos não cumpridos: são muitos os obstáculos que precisam ser superados o mais rápido possível. Caso contrário, o prazo de entrega e posterior lançamento do sistema será atrasado, causando uma chuva de críticas que virá de todos os lados;
  • Cliente insatisfeito: a soma de todos os fatores acima não poderia ser outra: o cliente começa a reclamar. Se, até há poucos anos, eles tinham uma visão limitada da tecnologia, hoje tudo é diferente, suas habilidades cresceram e os consumidores sabem muito bem o que esperar de um software.

O que fazer então para minimizar essas questões? É o que você vai saber a seguir.

A importância de contar com especialistas em TI

Você contrataria uma pessoa que sabe pouco de inglês para dar aulas aos seus filhos? Claro que a fluência faz toda a diferença na aprendizagem. O mesmo vale no processo de desenvolvimento de software. É preciso contar com especialistas de TI para compor o time.

Além de trazerem mais experiência ao projeto, eles também ajudam a direcionar os colegas menos experientes, como uma mentoria. Compartilham seus conhecimentos e assumem com mais facilidade desafios e responsabilidades.

Só que talento e experiência têm custo, que não é nada baixo. Ainda mais com a alta demanda de profissionais de tecnologia no mercado, montar o time dos sonhos levaria o orçamento para a estratosfera. Isso sem falar na dificuldade de encontrar alguém com as hard e soft skills específicas necessárias para a função.

Uma outra questão é que todo esse saber não será utilizado 100% de tempo. Acabará sendo inevitável que o profissional acabe sendo subutilizado e desempenhe atividades que pessoas com menos senioridade poderiam fazer.

Será como se uma professora de inglês que estudou em Harvard desse aula apenas três vezes por semana e no resto do tempo ficasse brincando com as crianças no playground.

É simplesmente uma questão complexa de se lidar: experiência ou adequação aos custos?

Terceirize seus especialistas em TI

A saída para ter no seu time especialistas em TI sem comprometer o projeto é recorrer ao modelo de outsourcing focado em alocação de competências. O escopo dos serviços contratados vão seguir as suas demandas: os profissionais estarão na empresa apenas quando forem realmente necessários.

7 vantagens do modelo de outsourcing de especialistas de TI

um
Experiência de mercado: uma boa empresa de especialistas apresenta as melhores práticas de mercado para cada situação apresentada;
dois
Maior capacidade na entrega de projetos: ao eliminar a burocracia com as contratações, os especialistas em TI já mergulham na sua empresa com tudo, sendo capazes de acelerar etapas e reduzir o ciclo de desenvolvimento;
três
Foco na resolução de situações específicas: os profissionais têm experiência avançada nos mais diversos segmentos, o que ajuda principalmente a resolver problemas de negócio que pessoas menos técnicas levariam bem mais tempo;
quatro
Rapidez no onboarding: os especialistas em TI terceirizados já estão acostumados com as mais diversos maneiras de se trabalhar, diminuindo a curva de aprendizagem e o tempo de onboarding;
quatro
Menor investimento mensal: por contratar uma empresa para executar projetos específicos, a tendência é que os custos sejam menores do que uma pessoa alocada full time;
quatro
Redução de tempo de gerenciamento de equipe: talentos menos experientes demandam muito mais esforços de coordenação, o que aumenta o trabalho de quem gerencia o time. Contar com especialistas em TI reduz esse esforço e aumenta a rentabilidade do gestor;
quatro
Time interno focado no negócio ou produto que é desenvolvido: quando você contrata um especialista em TI, o seu time tem mais tempo para focar no que mais importa, ou seja, a sua solução ou serviço.

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